quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Sociologia: Augusto Comte

O Positivismo de Comte: Não é uma corrente filosófica, mas a que acompanha, promove e estrutura o ultimo estagio que a humanidade teria atingido, fundado e condicionado pela ciência.

Positivismo: Possui um sentido muito amplo, podendo designar seja uma teoria que exclua toda e qualquer negação, toda e qualquer contradição e afirme apenas o positivo, o idêntico, ou seja, significa o real por oposição ao quimérico, o útil em oposição ao ocioso, a certeza em oposição à indecisão.

Comte se inspirou em Saint-Simon para desenvolver muitos aspectos de sua doutrina, notadamente a idéia da criação de uma Ciência Social e de uma política cientifica.

Comte também teve influencias de Condorcet, com alguns dos pontos fundamentais de sua filosofia, como a idéia de que o progresso é uma lei da história da humanidade, a crença na eficácia das ciências da natureza e a possibilidade de criação de uma ciência da Sociedade

A filosofia de Comte se inscreve, conscientemente, na onda contra-revolucionário e ultraconservadora que se seguiu à Revolução Francesa. Encontramos em sua obra conceitos intimamente ligados à Ordem e à estabilidade social, como tradição, autoridade, hierarquia, coesão, ajuste, norma, ritual, etc.

A Lei dos três estados: Lei fundamental da filosofia de Comte. Estado teleológico: no qual o espírito acredita que os fenômenos são explicados pela ação de agentes sobrenaturais. Estado Metafísico: No qual os agentes sobrenaturais são substituídos por forças abstratas como explicação dos fenômenos. Estado positivo: onde se realiza o verdadeiro espírito cientifico, o qual se limita à observação dos fatos, a raciocinar sobre eles e a procurar suas relações invariáveis, quer dizer, suas leis.

A classificação das ciências: A partir dos seguintes critérios: a ordem cronológica de seu aparecimento; A complexidade crescente de cada uma das ciências; A sua generalidade decrescente; A dependência mútua. Para Comte, a matemática, a física, a química e a biologia eram ciências que já se encontravam formadas, faltando fundar uma física social, ou seja, a Sociologia.

A Sociologia:é a ultima das ciências na classificação Comteana, pelo fato de ser a mais complexa, a menos geral e a mais recente historicamente. É a ciência que tem como projeto próprio o estudo dos fenômenos sociais.

A Sociologia é a mais importante das ciências, não só porque constitui o resumo e o coroamento das demais que a precedem, mas porque significa o ponto de partida da moral, da política e da religião.

Estática Social: que estuda a harmonia prevalecente entre as diversas condições da existência e estabelece a ordem social. Dinâmica social: que investiga o desenvolvimento ordenado da sociedade (estuda a lei dos 3 estados) e estabelece as leis do progresso.

Sem ordem não há progresso, que não é senão o desenvolvimento da própria ordem. Para Comte, há complementaridade entre ordem e progresso e sua proposta será a de uma síntese dessas duas idéias visando restaurar a unidade social.

A Moral: A moral de Comte é geralmente conhecida por suas teses mais popularizadas: a exaltação do sentimento e do altruísmo (viver para outrem), ou a negação dos direitos em favor dos deveres, ou ainda a critica à liberdade de consciência.

Com relação à política, a moral, positiva deveria despertar nos súditos sentimentos de obediência e sujeição e, nos governantes, responsabilidade no exercício da autoridade. Com relação à área econômica, a moral deveria tornar os ricos perfeitos administradores de seus bens e os pobres dependentes satisfeitos com sua posição social.

Uma nova religião: a religião da humanidade: A preocupação de Comte com a reforma moral e intelectual da humanidade, objetivando a reorganização de toda a sociedade, realiza-se plenamente na nova religião criada por ele, a religião da humanidade como Grande Ser, que consiste em ordenar cada natureza individual e realizar todas as individualidades. Fortemente influenciado pelo modelo do catolicismo romano.

Os impactos do positivismo: 1) a aceitação ou não da obra de Comte como um todo, será a grande linha divisória que irá separar os seus seguidores. 2) Após a 1ª guerra mundial, no séc. XX, houve um ressurgimento do positivismo através do movimento neopositivista. 3) de qualquer modo, as idéias positivistas sobrevivem ainda hoje.

O Positivismo no Brasil: As idéias de Comte encontraram solo fétil para seu desenvolvimento. A partir de 1870 a discussão dos temas positivistas deixa a academia e passa a interferir na política. Os positivistas participaram do movimento pela Proclamação da Republica em 1889, e na Constituição de 1891, e por sua influencia a bandeira brasileira passou a ostentar o lema clássico do positivismo, Ordem e Progresso.

Nenhum comentário: